Monday, January 21, 2008

Dia negro nas bolsas de todo o mundo...

Desde os atentados terroristas de 11 de Setembro que não presenciávamos um dia tão negro nas praças de todo o mundo. O sentimento é cada vez mais negativo e espalha-se de forma generalizada um pouco por cada um dos principais sectores económicos.

Tudo começou na passada sexta-feira, dia no qual assistimos a um fecho negativo nas bolsas americanas (hoje as bolsas norte-americanas estiveram fechadas devido ao feriado nacional). Hoje logo pela manhã os rumores negativos já se faziam ouvir no sector da banca para logo depois espalharam-se de forma endêmica por todo o lado. Ao final da manhã o estrago já estava feito e o resto do dia arrastou-se sem grandes oscilações, sempre em terreno negativo.

Parece que mais uma vez o culpado por todo este maremoto global foram as notícias à volta do "bad credit" (também conhecido como "crédito mal parado"). E os pronunciamentos das principais agências financeiras do mundo, a alertar para um aprofundamento da crise, só serviu para acrescentar mais temor a um universo de investidores por si só já bastante atemorizados.

Amanhã, com o re-início das activades dos mercados norte-americanos, teremos uma ideia mais clara da dimensão da tragédia vivida hoje.

É esperar... e torcer... por melhores ventos!

Um resumo do que se passou nos mercados europeus ao longo do dia de hoje: Stocks in Europe become bearish after huge loss

No comments: